Defesa Civil registra 22 ocorrências de queda de árvores, fiação e destelhamento em Rio Branco


Foram registrados 19,6 milímetros de chuva e ventos de 40 a 60 quilômetros por hora durante temporal nessa terça-feira (21). Capital estava há cerca de 80 dias sem chuva volumosa. Vários bairros de Rio Branco foram atingidos pelo temporal
Arquivo pessoal
A Defesa Civil municipal registrou 22 ocorrências durante o temporal que atingiu a capital acreana nessa terça-feira (21). A tempestade com granizo e muita ventania, destelhou casas, derrubou árvores e fiação elétrica e causou estragos em vários pontos de Rio Branco.
A chuva começou por volta das 14h40 e em alguns locais se estendeu até a noite. Ao menos oito bairros ficaram sem energia até quase o final da tarde. Conforme a Energisa, o motivo foi a interferência na rede de distribuição causada pelos ventos, queda de árvores e galhos.
Os bairros afetados pela interrupção de energia foram: Nova estação, Conquista, Bairro da Paz, Conjunto Procon, Vila Nova, Santa Quitéria, Alto Alegre e Vila Ivonete. Ainda segundo a Energisa, os clientes dessas regiões tiveram o fornecimento de energia elétrica restabelecido às 16h58 de terça.
A distribuidora de energia informou ainda que, após o temporal, registrou um aumento de 300% no número de ocorrências. Ao todo, 32 equipes realizam os atendimentos emergenciais.
Dados da Defesa Civil apontam que choveu um acumulado de 19,6 milímetros nessa terça e os ventos chegaram entre 40 a 60 quilômetros por hora. O coordenador do órgão, major Cláudio Falcão, informou que a capital estava há cerca de 80 dias sem registrar chuvas volumosas.
“A última vez que aconteceu uma chuva parecida com essa foi dia 29 de junho, então tivemos os meses de julho e agosto sem chuva nenhuma e setembro praticamente sem chuvas também. A previsão é que possa acontecer outros eventos como esse até o final do verão, ou seja, até a metade de outubro, inclusive até mais grave”, informou o major.
Em Cruzeiro do Sul, o forte temporal também deixou estragos. O vento derrubou a cobertura de um dos hangar do aeroporto em cima de um avião de pequeno porte e de um helicóptero. O piloto do helicóptero estaria dentro da aeronave na hora do temporal, conseguiu sair logo da aeronave e ficou com alguns arranhões.
Temporal com granizo derruba árvores e causa estragos em vários pontos da capital acreana
Aviso de perigo
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou aviso de perigo devido a chuvas intensas. O aviso termina às 10h de quarta (22). O risco é de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O aviso vale para as cidades de Sena Madureira, Rio Branco, Brasileia, Cruzeiro do Sul e Tarauacá.
Incêndios
Além das ocorrências registradas por conta da forte chuva, a Defesa Civil registrou 25 incêndios de grandes proporções no perímetro urbano de Rio Branco entre segunda (20) e terça (21).
Somente em 2021, já foram registrados quase 2,4 mil incêndios em vegetação dentro da área urbana da capital.
Vídeos: g1 em 1 minuto
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.