Mtek Solar Energy celebra o Dia Mundial da Árvore promovendo o plantio de mudas em Foz do Iguaçu


Segundo a Mtek, a iniciativa tem o objetivo de conscientizar a sociedade para a importância da preservação do meio ambiente e contribuir, além da energia solar, para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas Os recentes alertas da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas (IPCC) preveem que o aquecimento global atinja 1,5 oC entre 2030 e 2052, considerando a manutenção do cenário atual. Essa alteração no clima já será suficiente para causar a extinção de espécies, derretimento de geleiras, aumento do nível dos oceanos, prejuízos a produção de alimentos e desabastecimento de água. Tais consequências se refletirão na segurança humana, no crescimento econômico, na política e na qualidade de vida em geral.
O IPCC enfatiza, no entanto, que apesar das mudanças já serem praticamente certas, frear o câmbio climático e mantê-lo em 1,5 oC, nos permitirá passar por um processo de mudança de paradigmas dentro das nossas capacidades adaptativas, ou seja, apesar das mudanças serem iminentes, ainda teremos a chance de nos adaptar gradualmente, sem passar por uma transformação abrupta, embora isso ainda implique em perdas. Em contraste, um cenário de aumento da temperatura em 2 oC seria catastrófico para o meio ambiente, deixando-nos muito mais a mercê dos efeitos do desequilíbrio ambiental.
Entre as alternativas para segurar a mudança climática em 1,5 oC e mitigar os efeitos adversos no clima estão a adoção de medidas radicais, como a redução das emissões antrópicas (que resultam da atividade humana) de CO2 em 45% até 2030, considerando os valores de emissão de 2010.
Dentre as medidas necessárias para atingir este patamar estão a participação maior da energia solar e eólica na matriz elétrica, com o uso maior de tecnologias de armazenamento. Além disso, em todas as trajetórias que limitam o aquecimento global em 1,5 oC, será imprescindível a Remoção de Dióxido de Carbono (RDC) em 100 – 1000 Gigatoneladas. Entre as medidas de RDC, são mencionadas iniciativas de florestamento e reflorestamento.
Responsabilidade ambiental
Considerando a tendência global de adoção de práticas mais sustentáveis pelas organizações, a Mtek Solar Energy, numa ação simbólica, decidiu contribuir com o meio ambiente para além da instalação de sistemas solares fotovoltaicos, realizando o plantio de 200 mudas de árvore na região oeste do Paraná.
Reunindo amigos, clientes, parceiros e funcionários, nos intervalos de trabalho e nos fins de semana, as mudas foram sendo plantadas pouco a pouco em duas propriedades rurais de clientes que se dispuseram a ceder o espaço.
A ação foi desenvolvida nos meses de agosto e setembro e beneficiou os bairros do Arroio Dourado e Aparecidinha e as mudas utilizadas foram de espécies nativas como ipê, cedro, canelinha e oiti.
“Temos a responsabilidade de contribuir com a natureza, mesmo que com atitudes simples como esta, uma vez que todos nós, direta ou indiretamente, somos responsáveis pelos problemas ambientais. A Mtek Solar Energy já está totalmente alinhada com esse propósito de sustentabilidade, já que o nosso principal serviço é a energia solar” afirma, Anderson Maran, um dos sócios da Mtek Solar Energy. “Assim como precisamos dos recursos ambientais para nossa sobrevivência, precisamos devolver à natureza aquilo que nos foi fornecido, como forma de manter o equilíbrio ambiental” acrescentou.

Ainda que a energia solar não emita gases de efeito estufa, as vezes torna-se necessária a poda de árvores para garantir uma boa geração de energia dos painéis solares, uma vez que a sombra é prejudicial. “Sempre evitamos instalar os painéis solares próximo a árvores, porém muitas vezes o cliente não tem essa disponibilidade de espaço. Essa ação que estamos desenvolvendo, fazemos também em nome dos nossos clientes que eventualmente tiveram que realizar a poda de suas árvores” pontua Leandro Moraes da Silva, também sócio da empresa.

A Mtek Solar Energy pretende seguir promovendo o plantio de árvores nativas e já faz planos para continuar essas atividades ao longo do próximo ano. “Pretendemos tornar atitudes sustentáveis parte da nossa identidade e a medida em que avançamos no nosso trabalho, devolveremos a recompensa à natureza”, conclui o sócio Jorge Mauri Cassenotte.
Energia limpa, renovável e econômica
A energia solar já caiu no gosto dos consumidores brasileiros como mostram os dados da ABSOLAR. Até julho deste ano, o Brasil já contava com 9.738 Megawatts (MW) de potência instalada, sendo que 65% desse valor corresponde a geração distribuída (quando a energia é gerada no local de consumo ou próximo a ele). Do total de sistemas instalados, o Paraná ocupava o 5% lugar no ranking nacional com 342,3 MW.
A nível nacional, a maior porcentagem desses sistemas fotovoltaicos encontra-se instalada em telhados residenciais (41,3%), seguido pelo setor de comércio e serviços (36,0%) e pelo setor rural (13,3%).
A energia solar torna-se cada vez mais atrativa para esses consumidores a medida em que o custo da energia cresce rapidamente como consequência dos efeitos da pandemia no setor elétrico e da falta de chuvas nos reservatórios das hidrelétricas. Nos últimos 12 meses a energia elétrica já acumulou alta de mais de 20%, valor acima da inflação.
Um investimento acessível com retorno garantido

Investir em um sistema solar fotovoltaico pode parecer algo caro e inacessível para a maioria da população, no entanto, essa realidade vem mudando desde a criação da Resolução 482/2012 da Aneel. De lá pra cá os preços tem caído e a procura pelo serviço aumentado.
Com diversas linhas de financiamento disponíveis, na Mtek Solar Energy, o cliente pode pagar uma parcela mensal igual ou menor que a média da conta de luz, ficando apenas com o custo de disponibilidade, iluminação pública e possíveis encargos e bandeiras tarifárias, esse combo normalmente chamado de “taxa mínima”. A economia na conta de luz pode chegar a 95% dependendo do consumidor” e após a quitação do financiamento, o cliente permanece com o sistema gerando energia, o que aumenta ainda mais a economia.
Entre as linhas de financiamento, há condições especiais para produtores rurais, hotéis e condomínios. O prazo para pagamento pode chegar a 120 meses e o cliente pode começar a pagar em até 6 meses. O cliente pode fazer o financiamento sem precisar ir ao banco, tendo a facilidade de contratar todo o serviço em um só lugar.
A Mtek também oferece a manutenção do painel solar com equipamento adequado e pessoal treinado, para que o sistema esteja sempre funcionando com uma ótima geração.

SOBRE A EMPRESA
A Mtek Solar Energy faz parte do grupo Mtek, presente há mais de 30 anos no mercado de eletrônicos e informática. Desde 2019, oferece o serviço de projeto e instalação de sistemas fotovoltaicos para clientes, residenciais, comerciais, industriais e rurais. Possui projetos instalados na região oeste e sudoeste do Paraná, em cidades como Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Medianeira, Santa Tereza do Oeste, Cascavel, Capanema, Nova Esperança do Sudoeste entre outras.

MTEK SOLAR ENERGY
Site: https://mteksolar.com.br/
CONTATOS
Email: contato@mteksolar.com.br
Telefone: (45) 3529-8398
PARA ORÇAMENTOS
Email: comercial@mteksolar.com.br
Whatsapp
Endereço da matriz: Rua Santos Dumont, 1344 – Foz do Iguaçu/PR.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.