VÍDEO: Tempestade de areia com ventos de até 70 km/h assusta moradores em SC

Uma tempestade de areia chamou a atenção de moradores da região Sul de Santa Catarina. Imagens mostram fortes ventos em uma área de dunas na localidade do Farol de Santa Marta, em Laguna.

As rajadas chegaram aos 70 km/h em Imbituba e aos 68 km/h em Jaguaruna, entre a tarde e a noite desta terça-feira (21), conforme as estações monitoradas pela Epagri/Ciram.


Ventania nas dunas do Farol de Santa Marta, em Laguna – Vídeo: João Baiuka/Reprodução/ND

A ventania foi provocada por um ciclone extratropical que se encontra na costa de SC. A meteorolgista da Epagri/Ciram Maria Laura Guimarães Rodrigues destaca que os ventos fortes não foram isolados.

“Esses ventos foram persistentes e intensos durante todo o período da tarde e da noite. Mesmo o vento médio se manteve numa faixa entre 30 km/h e 40 km/h. O vento sul foi persistentemente forte no Litoral Sul”, explica.

A meteorologista ressalta que essa ventania registrada no Litoral Sul do Estado não têm relação com os temporais que atingiram o Oeste e Meio-Oeste de SC nesta terça. “Esses fenômenos foram causados por fatores diferentes. No Litoral Sul foi por causa de um forte vento sul. No Oeste, os ventos são associados a temporais”, complementa.

Novos alertas

Tanto a Epagri/Ciram quanto a Defesa Civil de Santa Catarina emitiram alertas para mar agitado, maré alta, risco de ressaca e alagamentos costeiros entre esta quarta (22) e quinta-feira (23).

O alerta para alagamentos iniciou a partir de meio-dia desta quarta e segue até a manhã de quinta. O fenômeno ocorre por conta da elevação do nível da maré, dos ventos e pela agitação marítima causada pelo ciclone extratropical.

Além disso, o deslocamento do ciclone em direção a alto mar deixa ainda o mar agitado no Estado, com ondas de 2,5 metros e picos de 3 metros entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, e 1,5 metros nas demais áreas costeiras.

Mar agitado e risco de ressaca nesta quarta (22) – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

A Epagri/Ciram expõe que a maré alta e as inundações devem correr nas regiões do Centro de Eventos e da avenida da Saudade e também nas praias do Sul da Ilha de Santa Catarina.

A avenida Atlântica, em Balneário Camboriú, e os municípios de Barra Velha, Araranguá, Itajaí e Joinville também deverão ser afetados.

Ventos fortes

A Epagri/Ciram emitiu, ainda, alerta para ventos fortes desta quarta até a manhã de quinta, no Litoral de SC.

A previsão indica que o vento Sudeste vai persistir com rajadas de 40 km/h, mar muito agitado com picos de onda em torno de 2,5 m a 3,0 metros, mais altos nesta quarta. A condição é desfavorável para navegação de pequenas e médias embarcações.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.