RJ: após dois anos, Rio retoma campanha de vacinação antirrábica

Rio de Janeiro – O Rio começa neste sábado (25/9) a campanha de vacinação contra a raiva. A imunização de cães e gatos contra a doença foi suspensa em 2020 por causa da pandemia de Covid e também não aconteceu em 2019 por falta de remessas de doses da vacina, pelo Ministério da Saúde.

A meta do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária (Ivisa) é imunizar 80% dos cães e gatos estimados no município, como preconizam a OMS e o Ministério da Saúde, totalizando cerca de 670 mil animais.

A ação segue até 27 de novembro, seguindo um calendário que divide os bairros em grupos, sempre aos sábados. A lista completa dos pontos de vacinação está disponível no link bit.ly/AntirrabicaRio.

Neste e nos demais sábados, os postos funcionarão das 9h às 17h. Além da campanha anual, a vacinação antirrábica está disponível ao longo do ano no CCZ, em Santa Cruz, e no Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, na Mangueira.


0

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), podem receber a vacina cães e gatos a partir de três meses de idade e adultos saudáveis, além daqueles que expiraram o ciclo de 12 meses da última dose.

De acordo com o médico veterinário Fernando Ferreira, diretor do Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho (CCZ), a vacina deve ser administrada anualmente e é a principal forma de prevenção e controle da raiva.

“A raiva é uma doença que está sob intensa vigilância no Rio. Desde 1995, não temos casos registrados em cães e gatos; e em humanos, desde 1986. E esses resultados só são possíveis graças à adesão maciça à vacinação. A proteção pela imunização é fundamental para a saúde dos pets e tutores, e deve ser renovada todo ano”, ressalta o diretor Fernando.

Confira as datas da vacinação em cada bairro:

25/9 – 1º grupo

Alto da Boa Vista, Andaraí, Benfica, Botafogo, Catete, Catumbi, Centro, Cidade Nova, Copacabana, Cosme Velho, Estácio, Flamengo, Gávea, Glória, Grajaú, Ilha do Governador, Ipanema, Jardim Botânico, Laranjeiras, Leblon, Leme, Mangueira, Maracanã, Praça da Bandeira, Rio Comprido, Rocinha, Santa Teresa, São Conrado, São Cristóvão, Tijuca, Urca, Vidigal, Vila Isabel

9/10 – 2º grupo

Abolição, Água Santa, Bonsucesso, Brás de Pina, Cachambi, Colégio, Cordovil, Encantado, Engenho da Rainha, Engenho de Dentro, Engenho Novo, Irajá, Jacarezinho, Jardim América, Lins de Vasconcelos, Manguinhos, Méier, Olaria, Parada de Lucas, Penha, Penha Circular, Piedade, Pilares, Ramos, Rocha, Tomás Coelho, Turiaçu, Vaz Lobo, Vigário Geral, Vila Kosmos, Vila da Penha, Vicente de Carvalho, Vista Alegre

23/10 – 3º grupo

Acari, Anchieta, Barra da Tijuca, Bento Ribeiro, Cascadura, Cavalcanti, Cidade de Deus, Coelho Neto, Costa Barros, Engenheiro Leal, Guadalupe, Honório Gurgel, Jacarepaguá, Madureira, Marechal Hermes, Oswaldo Cruz, Quintino, Pavuna, Recreio dos Bandeirantes, Ricardo de Albuquerque, Vargem Grande, Vargem Pequena

6/11 – 4º grupo

Bangu, Campo Grande, Cosmos, Deodoro, Inhoaíba, Magalhães Bastos, Padre Miguel, Realengo, Santíssimo, Senador Camará, Sulacap, Vasconcelos, Vila Kennedy

27/11 – 5º grupo

Guaratiba, Ilha de Guaratiba, Paciência, Pedra de Guaratiba, Santa Cruz, Sepetiba

O post RJ: após dois anos, Rio retoma campanha de vacinação antirrábica apareceu primeiro em Metrópoles.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.