Pré-cadastro para vacinação de adolescentes contra a Covid-19 tem início nesta sexta

A partir das 18h desta sexta-feira (10), o pré-cadastro para a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19 estará disponível no site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A informação foi anunciada pela secretária de Saúde, Ana Pimentel, por meio das redes sociais da Administração municipal na manhã desta sexta. Ainda não há, no entanto, data para o início da aplicação da primeira dose para esta faixa etária. Na quinta-feira (9), a Prefeitura já havia anunciado o início da aplicação da terceira dose de imunizante contra o coronavírus em idosos institucionalizados no município, assim como o calendário de vacinação de professores para a volta às aulas presenciais, a partir de 20 de setembro.

No comunicado em que anuncia o cadastramento, a titular da Saúde lembrou do início de vacinação com a terceira dose no município e tratou o novo período da campanha de vacinação como fundamental para o enfrentamento à pandemia. “Essas duas ações vão contribuir decisivamente para que a gente consiga vencer definitivamente a pandemia em Juiz de Fora”, celebrou Ana Pimentel.

A vacinação de adolescentes é autorizada apenas com a aplicação do imunizante da Pfizer, que é o único com o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicado em jovens abaixo dos 18 anos. Em agosto, o Ministério da Saúde anunciou o início da imunização da faixa etária a partir de 15 de setembro, assim como a aplicação da terceira dose em idosos.

No entanto, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) já havia orientado que municípios com doses estocadas de Pfizer direcionadas à primeira dose utilizassem o produto imediatamente em adolescentes. Com a ordem, alguns municípios da região, como Cataguases e Além Paraíba já iniciaram a vacinação do novo grupo.

Terceira dose para idosos

Em Juiz de Fora, segundo a Secretaria de Saúde, o processo de vacinação de idosos com a terceira dose foi iniciado nesta quinta e contemplou pessoas institucionalizadas com 70 anos ou mais, também com a utilização do produto da Pfizer. “Isso ocorre porque esses idosos já foram imunizados com as duas doses da Coronavac e precisam receber uma dose extra de reforço, a fim de assegurar a imunidade contra a Covid-19”, informou a secretaria, em nota.

A pasta municipal informou que tem cadastradas mais de 20 instituições onde residem idosos e já completou a imunização em alguns desses locais. Conforme a secretaria, da mesma forma como foi realizada a primeira aplicação, a dose de reforço seguirá as faixas etárias e os grupos prioritários, de acordo com as remessas de vacinas enviadas, garantindo que todos fiquem protegidos contra a Covid-19.

O post Pré-cadastro para vacinação de adolescentes contra a Covid-19 tem início nesta sexta apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.