Incêndio que atingiu área de cerca de 1.120 campos de futebol é totalmente apagado na região da Serra da Mesa em Ituiutaba


Chamas destruíram pastagem, plantação de cana-de-açúcar e reserva florestal na terça (7) e foi monitorado durante a quarta-feira (8). Fogo em lavoura de cana da BP Bunge Bioenergia Ituiutaba na tarde de 7 setembro de 2021
Reprodução/TV Integração
O incêndio que atingiu a região da Serra da Mesa, na zona rural de Ituiutaba, na última terça-feira (7), foi debelado pelo Corpo de Bombeiros. Após o controle das chamas, houve monitoramento na quarta-feira (8), pois pequenos focos foram identificados em locais de difícil acesso. O G1 entrou em contato com os militares nesta sexta-feira (10) e confirmou que as chamas foram totalmente apagadas.
O Corpo de Bombeiros estima que cerca de 800 hectares de pastagem, plantação de cana-de-açúcar e reserva florestal queimaram – o equivalente a 1.120 campos de futebol.
Ainda conforme os bombeiros, testemunhas disseram que a queima descontrolada teve início na fiação da rede elétrica que estava em manutenção, porém, ainda não se sabe qual foi de fato a origem do fogo.
Os fortes ventos fizeram com que as chamas se espalhassem de forma rápida pela lavoura, que fica a cerca de 10 quilômetros da cidade. De longe foi possível ver a fumaça escura que tomou conta da região.
Bombeiros e brigadistas de uma usina atuaram no combate às chamas, com uso de caminhões-pipas. Dois aviões agrícolas também foram utilizados no controle do fogo. Donos de propriedades, trabalhadores rurais e voluntários também colaboraram para extinguir o incêndio.
Leia também:
Polícia Civil abre inquérito para apurar caso de ônibus com trabalhadores que foi atingido por incêndio em um canavial de Ituiutaba
Vídeo mostra momentos de desespero de trabalhadores após ônibus ficar cercado por fogo em canavial de Ituiutaba
Dois trabalhadores que estavam em ônibus cercado por incêndio em canavial de Ituiutaba são sedados e intubados
VÍDEO: trabalhadores fogem de fogo em meio a canavial em chamas em Ituiutaba; um morreu e 12 estão internados
A orientação do Corpo de Bombeiros à população é que, ao presenciar alguma pessoa colocando fogo em qualquer lugar, ligue e denuncie pelo número 181, para que em caso de incêndio criminoso o responsável seja punido. Em caso de emergência, mantenha a calma e entre em contato com o número 193 solicitando atendimento.
Incêndio atingiu a região da Serra da Mesa em Ituiutaba na tarde de 7 setembro de 2021
Corpo de Bombeiros/ Divulgação
Na data, em nota enviada à TV Integração, a Usina BP Bunge – Ituiutaba Bioenergia informou que desconhecia as causas da queimada e que não houve vítimas. Leia íntegra abaixo.
O que diz a BP Bunge
“Informamos que uma área de canavial da empresa foi atingida nesta terça-feira, 7 de setembro, por um incêndio de causas desconhecidas originado fora da propriedade, nas proximidades da Serra da Mesa, em Ituiutaba (MG).
O combate às chamas é realizado pelo Corpo de Bombeiros com apoio das equipes da Brigada de Incêndio da empresa, que utiliza caminhões-pipa e dois aviões, tanto na área da companhia, quanto em suas proximidades. Não há vítimas.
Convocamos as comunidades a adotarem os seguintes cuidados para que incêndios como o registrado sejam evitados:
não queime lixo ou folhas secas, descarte-o em local apropriado;
nunca jogue bitucas de cigarro às margens de rodovias;
evite acender fogueiras. Basta uma fagulha para o fogo se alastrar;
não solte balões. É crime previsto na lei 9.605/98;
descarte vidros e latas da forma correta, sua exposição ao sol ou ao calor em contato com folhas secas pode criar uma chama;
cuidado com velas, tochas, lampiões e fogareiros.
Em caso de incêndio na sua região, acione o Corpo de Bombeiros pelo número de emergência 193.
Ituiutaba Bioenergia LTDA”.
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.