Secretário de Segurança negocia saída de bolsonaristas da Esplanada

O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Júlio Danilo Souza, conversou na manhã desta quinta-feira (9/9) com os manifestantes que ocupam a Esplanada dos Ministérios desde segunda-feira (6/9). De acordo com o delegado da Polícia Federal, as autoridades tiveram reuniões com os líderes dos integrantes da manifestações, que ocorrem pelo quarto dia seguido.

De acordo com o secretário, os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que estão acampados na área central de Brasília poderão continuar com os atos. As vias, contudo, precisam ser abertas para que o trânsito da Esplanada dos Ministérios volte a funcionar.

O secretário cobrou cooperação dos bolsonaristas para começar a liberar o trânsito de forma segura. “O trânsito tem que voltar à normalidade e a intenção é que a gente mantenha essa interlocução para que a gente possa, com o apoio dos senhores [manifestantes], como até agora a gente teve, com cooperação, apoio e diálogo, a gente avance nessa pauta com vocês”, finalizou Júlio. Além de pedestres, existem veículos de passeio e caminhões estacionados nos gramados da área central da capital.

Na véspera dos atos convocados pelo presidente, mesmo com a proibição das forças de segurança, apoiadores já lotavam a capital federal, munidos de bandeiras do Brasil e faixas. No fim da tarde do mesmo dia, grupos se reuniram em frente à barreira da polícia, na Esplanada dos Ministérios, e pressionaram até conseguir a liberação da via, que já estava bloqueada.

Em nota, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) disse que, anteriormente, o combinado com a Secretaria de Segurança Pública era de que os veículos só seriam liberados a partir de 0h e que a antecipação “está sendo negociada”. No entanto, caminhões e ônibus foram autorizados a entrar e desfilam pela Esplanada.

O post Secretário de Segurança negocia saída de bolsonaristas da Esplanada apareceu primeiro em Metrópoles.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.