Saiba qual é o melhor horário para tomar sol e produzir vitamina D

A vitamina D é um dos assuntos mais populares quando se fala de saúde. De especialistas que prometem a cura de várias doenças com a suplementação do pró-hormônio a problemas de saúde decorrentes de sua deficiência, a vitamina D sempre está sendo discutida.

É possível obter quantidades suficientes da substância por meio da exposição regular ao sol. A vitamina D é sintetizada na pele em resposta à exposição a radiação solar ultravioleta B (UVB) e esta é a principal fonte dessa vitamina para o corpo, pois os alimentos ricos no pró-hormônio, como peixes e fígado, não fornecem a quantidade necessária do nutriente.

Melhor horário para tomar sol

O melhor horário para tomar sol é quando há maior concentração de raios UVB, que são capazes de estimular a produção de vitamina D. A emissão acontece principalmente entre as 10h e 16h. No entanto, como há maior quantidade desses raios, há também maior risco de consequências para a pele, como queimaduras, descamação, aparecimento de manchas, envelhecimento da pele e aumento do risco de câncer de pele, por exemplo.

É importante que, caso a exposição ao sol aconteça durante esse período, seja feito uso de protetor solar com fator de proteção solar (FPS) 30 ou 50. De forma geral, ficar exposto ao sol durante 15 minutos, no caso das peles mais claras, e 30 minutos a 1 hora, no caso das peles mais escuras, é suficiente para que exista estímulo da produção de vitamina D. Porém, caso a exposição aconteça de forma mais prolongada, é recomendado reaplicar o protetor solar a cada 2 horas.

O sol antes das 10h e após as 16h também contém raios UVB, porém em menores concentrações.

Como se proteger do sol

Para prevenir os danos causados pela exposição excessiva aos raios UVB do sol, é importante que seja usado protetor solar com FPS 30 ou 50 dependendo da hora do dia em que acontecer a exposição e do tipo de pele, sendo recomendada a reaplicação a cada 2 horas, se for o caso.

Além disso, se deve usar chapéu e óculos escuros para proteger os olhos e o rosto dos raios solares, bem como beber bastante líquido, como água, água de coco ou suco de frutas, por exemplo.

O que acontece se houver falta de vitamina D

Os níveis ideais de vitamina D costumam ser alcançados quando a pessoa possui uma alimentação balanceada e é exposta ao sol de forma regular. No entanto, quando a vitamina D está em menores concentrações, pode causar alguns problemas de saúde, como:

  • Enfraquecimento dos ossos;
  • Osteoporose em adultos e idosos;
  • Osteomalácia em crianças;
  • Dor e fraqueza muscular;
  • Diminuição de cálcio e fósforo no sangue;

O diagnóstico de deficiência em vitamina D é feito através de um exame de sangue chamado 25(OH)D, em que os valores ideais para pessoas saudáveis e abaixo dos 60 anos é maior que 20 ng/ml.

Com informações do portal Tua Saúde

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