Quintal de casa: conheça as belezas de Blumenau e a Rota da Cerveja

Hoje vamos para um Quintal de Casa em Blumenau. Este, com certeza, é bem conhecido nosso, porém, muitas vezes acabamos não conhecendo os pontos turísticos ou não dando muito valor por estar muito próximo.

Blumenau tem muita história e lugares lindos para conhecer. A cidade tem todo um charme europeu, muito presente na sua arquitetura e costumes. Vou citar aqui alguns lugares para incluir na sua próxima visita a cidade, e também uma rota turística que nos últimos anos vem ganhando cada vez mais destaque.

Assista o video do passeio por Blumenau:

Pontos turísticos de Blumenau

Prefeitura
O prédio imponente chama atenção de longe, por ser inspirado no estilo arquitetônico tradicional da Alemanha, o enxaimel, que é uma técnica onde as paredes são feitas de vigas de madeira posicionadas na vertical, horizontal e diagonal, formando uma espécie de treliça. Os espaços são preenchidos com tijolos e pedras. Em frente a prefeitura repare na Locomotiva Macuca, que foi a primeira locomotiva da cidade, vinda da Alemanha em 1908.

Em frente a prefeitura repare na Locomotiva Macuca, que foi a primeira locomotiva da cidade, vinda da Alemanha em 1908.

Veículo tem mais de 100 anos e foi usado na estrada de ferro que cortava a cidade. Foto: Patrick Rodrigues, BD

Rua XV
É a principal rua da cidade. Além do comércio, ela chama atenção por suas construções históricas. E durante o passeio há vários pontos para serem visitados.

Castelinho da XV
Réplica da Prefeitura de Michelstadt, cidade da Alemanha, um edifício todo em estilo enxaimel, onde atualmente funciona a loja Havan e está localizado na rua XV.

O Castelinho da XV – Foto Turismo Blumenau

Catedral São Paulo Apóstolo
A igreja chama atenção por sua imponência com a torre de 45 metros de altura e seu interior de granito vermelho, para coroar os lindos vitrais que encantam.

A Catedral de São Paulo Apóstolo – Foto Turismo Blumenau

Relógio de Flores
Inaugurado no ano 2000 em comemoração aos 150 anos da cidade. No Brasil, só existem cinco como esse, e no estado de Santa Catarina é o único.

O Relógio de Flores em Blumenau – Foto Victor Konder via Turismo Blumenau

Teatro Carlos Gomes
Foi fundado em 1939 e é um ícone cultural de Santa Catarina, além de receber eventos sociais, culturais e corporativos, é sede de três escolas: de música, teatro e dança. Uma de suas curiosidades é ter um palco giratório.

O Teatro Carlos Gomes – Foto Turismo Blumenau

Cemitério dos Gatos
No início, era um cemitério privado, e depois foi aberto ao público. Cercado de árvores, é um passeio agradável.  Antes de ir embora, repare em uma curiosa estátua, o Manneken Pis, uma réplica da famosa estátua do menino fazendo xixi que se encontra na cidade de Bruxelas, na Bélgica.

Museu da Família Colonial
O museu abriga mais de 6 mil peças que pertenceram aos colonizadores da cidade.

Museu Hering
Uma das maiores produtoras da indústria têxtil do país. Um espaço pequeno, porém, a visita é interessante, onde é possível conhecer mais sobre a família fundadora e o desenvolvimento do processo de produção. Não deixe de subir no terraço para conferir o lindo jardim, projetado pelo renomado arquiteto paisagista Burle Max.

Vila Germânica
Falou em Blumenau, falou em festa, cerveja, e ótima gastronomia. É na Vila Germânica que acontece a Oktoberfest, que é um festival de tradições germânicas que ocorre na cidade durante o mês de outubro. O lugar conta com duas alamedas que lembram uma típica vila alemã, repletas de choperias e restaurantes de comida tradicional. Os desfiles da festa acontecem na Rua XV, em alguns dias da semana.

Com carros alegóricos, princesas, rainha da festa, e muita alegria fazem parte da programação. E claro, não podemos deixar a culinária de fora! Pois para uma viagem ser completa, tem que provar a comida típica! O restaurante dentro da vila é uma ótima pedida. Eu recomendo você provar o marreco recheado, purê de maçã, o joelho de porco, além das salsichas servidas de variadas maneiras e do chucrute. Eu amo comida alemã! Ah, e para ficar completo tem que ter o chope ou cerveja. E já que entramos nesse assunto! Tem um roteiro muito bacana que podemos fazer quando em Blumenau, a Rota da Cerveja!

Bar Da Einsanbah na Oktoberfest
  • Site: http://oktoberfestblumenau.com.br/

Rota da Cerveja

Museu da Cerveja, para aprender um pouco mais sobre ela. O local conta a história da bebida e explica seu processo de fabricação. Conta com exposição de variados objetos relacionados à bebida, além de amostras de malte claro e escuro e de lúpulo. Infelizmente, não tem degustação, mas outras opções para provar a bebida não faltam na cidade.

Eisenbahn é uma cerveja mundialmente premiada. Localizada ao lado de uma antiga linha de trem em Blumenau, dali surgiu o nome Eisenbahn, que em alemão significa ferrovia. Não há mais passeio por entre a fábrica, somente conseguimos ver através de vidros, uma pena. Você pode assistir um vídeo de 45 minutos ou ir para o bar para uma degustação, melhor maneira de provar e escolher a sua preferida.

  • Endereço: Rua Bahia, 5181, Salto Weissbach.
  • Horário: segunda e terça, das 17h às 23h | quarta, das 17h à meia-noite | de quinta a sábado, das 17h à 1h.
  • Site: http://www.eisenbahn.com.br

Cervejaria Blumenau, “uma cidade apaixonada por cerveja só poderia dar nome a uma cerveja apaixonada por uma cidade”.  Aqui sim, podemos caminhar pela fábrica e aprender mais sobre a bebida, e no final degustar, claro. Se quiser degustar mais rótulos é só ir ao bar da fábrica.

Degustação das cervejas produzidas pela Cervejaria Blumenau
  • Endereço: R. Arno Delling, 388
  • Horário: segunda a sábado, às 10h, 11h, 14h, 15h e 16h. Necessário agendamento prévio.
  • e-mail: visita@cervejablumenau.com.br
  • Telefone: (47) 3338-5000
  • Site: http://www.cervejablumenau.com.br/

Container cervejaria e pub, mudando um pouco de cultura alemã para inglesa! É possível fazer a visitação e a degustação ao final. Além da cerveja, o que chama a atenção é o estilo do lugar. O pub nos remeta ao típico bar londrino, luz baixa, bombas inglesas de chope e muito rock’n roll.

Detalhe para a decoração do pub
  • Endereço: R. Gustavo Zimmermann, 4764
  • Horário: visitas à fábrica necessitam agendamento prévio pelo telefone (47) 9 9927-0018.
  • Site: http://cervejariacontainer.com.br/

Vale do Lúpulo, agora se você quer fabricar a sua própria cerveja, esse é o lugar. Vende equipamentos e ingredientes para você fazer a sua própria cerveja. Você nunca fez cerveja? Sem problemas, por uma taxa você pode aprender e produzir a sua cerveja no local.

Na loja, em frente aos inúmeros barris para armazenar cervejas e chopes.

Como bebida alcoólica e direção não combinam, há algumas agências de viagens na cidade que disponibilizam o passeio para você poder curtir em segurança. Uma delas é a RDK Turismo.

The post Quintal de casa: conheça as belezas de Blumenau e a Rota da Cerveja appeared first on O Município.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.