Há mais de 50 anos, corrida de carros em Joinville era marcada por tragédia

Uma corrida de carros, há 53 anos, que era para celebrar o aniversário de Joinville, em 9 de março, acabou em uma grande tragédia. É um fato histórico que marcou tristemente a cidade, com quatro mortos e cerca de 40 feridos.

joinville vista de cima

Imagem é atual, mas dá ideia do circuito – Foto: Carlos Júnior/Divulgação ND

Foi em 1968, no dia do aniversário da cidade. A Grande Prova Automobilística foi amplamente divulgada à época e atraiu dezenas de espectadores, conta Dilney Cunha, historiador e coordenador do Arquivo Histórico de Joinville. A prova foi disputada por veículos de fabricação nacional.

A prova formava um circuito que começava na rua Max Colin, entrava na rua Campo Sales, depois dobrava na rua 15 de Novembro, no bairro Glória, descia na Conselheiro Arp e finalizava na reta da Max Colin.

A chegada era na frente do Ginásio Ivan Rodrigues e foi justamente pouco antes da chegada que aconteceu o trágico acidente. Um carro falhou e algumas pessoas foram empurrar.

Neste momento, vinha outro carro atrás, que acabou atingindo as pessoas que estavam empurrado. Uma das pessoas que morreu foi Alceu Koehntopp que, inclusive, dá nome de rua no bairro América para lembrar o acontecimento.

O triste acontecimento ganhou as manchetes dos jornais e ficou marcado como um aniversário trágico para a cidade.

Veja os registros históricos da época:

registros da época

Notícia anunciava a prova e dizia como seria o percurso. – Foto: reprodução jornal AN

Foto: reprodução Jornal AN

Foto: reprodução Jornal AN.

Foto: reprodução Jornal AN

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.