O Assunto #308: O plebiscito e o futuro do Chile


78% dos eleitores chilenos votaram para substituir a atual Constituição – herança da brutal ditadura militar de Augusto Pinochet. Nova Assembleia Constituinte terá equidade de gênero e representação de povos tradicionais. Você pode ouvir O Assunto no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.
No domingo, 78% dos eleitores chilenos que compareceram às urnas votaram a favor de enterrar a atual Constituição – herança da ditadura comandada pelo general Augusto Pinochet entre 1973 e 1990. O plebiscito, que decidiu também pela formação de uma Assembleia Constituinte com equidade de gênero e representação de povos tradicionais, foi a saída aceita pelo presidente Sebastián Piñera diante da onda de protestos que tomou as principais cidades do Chile em 2019. Neste episódio, Renata Lo Prete recebe dois convidados: a correspondente da Globonews em Santiago, Camilla Viegas, e o doutor em história política e professor da PUC-Petrópolis, Leandro Gavião. Camilla relembra a cronologia das manifestações e conta o que viu in loco nas zonas eleitorais da capital. Leandro relata as contradições da Carta, e seu fundamento ultra-liberal, e explica quem ganha e quem perde diante do resultado pró-reforma.
O que você precisa saber:
Por que é tão polêmica a Constituição que 78% dos chilenos decidiram trocar
Chile decide por ampla maioria que terá nova Constituição
Manifestação no Chile acaba em confronto e vandalismo
Chile supera 500 mil casos confirmados de Covid-19
Entenda a onda de protestos de 2019 no Chile
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Isabel Seta, Gessyca Rocha, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski, Renata Bitar, Vitor Muniz e Danniel Costa. Apresentação: Renata Lo Prete

Comunicação/Globo
O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

RSS
Follow by Email
Twitter
Visit Us
Follow Me
YOUTUBE
Leitores On Line