O Assunto #311: Por que o SUS é essencial


Criado na esteira da Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde garante atendimento médico gratuito e universal, mas está diante de uma crise de financiamento. “Sem o SUS é a barbárie”, afirma Drauzio Varella. Você pode ouvir O Assunto no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.
Drauzio Varella vocalizou o diagnóstico antes mesmo da pandemia: “Sem o SUS é a barbárie. O SUS faz parte do processo civilizatório”. O oncologista e escritor é ouvido por Renata Lo Prete neste episódio, no qual relembra como era praticar a medicina antes da criação do Sistema Único de Saúde, na esteira da Constituição de 1988. Do atendimento primário a procedimentos de alta complexidade, ele detalha o funcionamento e a importância do SUS, alertando também para o imperativo de mantê-lo a salvo de disputas políticas e orçamentárias. Participa também Rudi Rocha, professor da FGV e coordenador de pesquisa do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde. Ele analisa o natimorto decreto do governo federal que pretendia entregar à iniciativa privada parte da operação das Unidades Básicas de Saúde – porta de entrada do SUS. Fala ainda da curva declinante do gasto da União com o sistema – movimento que sobrecarrega Estados e municípios. E indica quais devem ser as prioridades de investimento nessa área.
O que você precisa saber:
SUS: Bolsonaro revoga decreto sobre privatização de unidades básicas de saúde
‘Obscuro’, ‘apressado’ e ‘inconstitucional’: especialistas analisam decreto sobre privatização de postos de saúde do SUS
‘Jamais esteve sob análise privatizar o SUS, seria uma insanidade falar isso’, diz Guedes
Saúde pediu inclusão de unidades do básicas do SUS em programa de privatização, diz Economia
SUS passa a realizar cirurgia de ponte de safena sem abertura do tórax no RN
Primeiro transplante pediátrico de medula óssea, pelo SUS, na Bahia, é feito em criança de 4 anos
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Isabel Seta, Gessyca Rocha, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski, Renata Bitar, Vitor Muniz e Danniel Costa. Apresentação: Renata Lo Prete

Comunicação/Globo
O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

RSS
Follow by Email
Twitter
Visit Us
Follow Me
YOUTUBE
Leitores On Line